Entre outras atividades comemorativas, a divulgar oportunamente, o dia 7 de outubro vai ser aquele marco em que uma vontade antiga da Cooperativa Trevim se vai concretizar – a apresentação de um espetáculo da Brigada Victor Jara na Lousã. O interesse e disponibilidade do grupo para participar no aniversário dos 50 anos do Trevim, a colaboração do Município para viabilizar esta apresentação especial, com a cedência do cineteatro e das condições técnicas necessárias, vão tornar possível este espetáculo.
A Brigada Victor Jara que comemorou recentemente (2015) os 40 anos e que, segundo o seu texto de abertura da edição dessa data comemorativa, lembra o seu nascimento em terras da Lousã como “… o cenário do primeiro alento. Na abertura de uma estrada, ali junto à Lousã, foi preciso fazer uso de vozes e instrumentos para sublinhar o propósito de inventar artérias num corpo em entusiasmado crescimento, e as vozes disponíveis foram as de jovens estudantes que ali se juntaram para o que fosse preciso”. Assim, o embrião do que viria a ser o grupo nasceu e apresentou-se pela primeira vez no cineteatro da Lousã. “Desde os primeiros músicos, os de abrir caminho na Lousã, até aos de agora – algumas dezenas – nem todos deixaram vozes e tangeres nos registos fonográficos…” mas “hoje a Brigada Victor Jara é considerada por muitos como o grupo de referência da nova música tradicional. Gradualmente, a banda introduziu novos instrumentos e fez novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional não se limitando a reproduzi-la. Como disse um velho admirador da Brigada – “Victor Jara sentir-se-ia certamente orgulhoso” Contam-se por muitas centenas os espetáculos realizados pela Brigada a nível nacional. No estrangeiro, destaque para concertos em Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Norte, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Macau, Moçambique, Rússia, Venezuela.”

Não pode perder este espetáculo! Os bilhetes, com um custo de 12€ (doze euros), podem ser reservados na sede do Trevim ou pelo telefone 239 992 266.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *