Na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, pelas 18.30 horas, vai ser inaugurada a exposição “0lhares”, com obras de pintura da autoria de Natália Rios Peralta, na sede do Trevim.
A autora, natural de Cerejo, concelho de Pinhel, distrito da Guarda, reside na Lousã desde 1962, onde exerceu a profissão de enfermeira. Participou na abertura da Caixa de Previdência, em 1962, onde trabalhou com vários médicos: Alcino Simões Lopes, Américo Viana de Lemos, Euclides Henriques e Serra da Gama. Em 1975, integrou a comissão que levou à abertura do Centro de Saúde da Lousã. No final da sua carreira trabalhou no Centro de Saúde de Miranda do Corvo, onde exerceu funções de Enfermeira Chefe.
Deu início à pintura em 2012, tendo frequentado a Universidade Sénior e mais tarde a Galeria Icone da pintora Tatiana Santos, ambas em Coimbra. Participou em diversas exposições coletivas de pintura: em 2013 no Dolce Vita, organizada pela Universidade Sénior; em 2014 no Hotel D. Luís, organizada pela Universidade Sénior; em 2015 na Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo em Coimbra, organizada pela Universidade Sénior; e em 2016 e 2017 na Feira de Artesanato de Coimbra, organizada pela Galeria Icone.
A sua obra foi influenciada por pintores como Armanda Passos, Paula Rego, António Macedo e Mário Bismarck.