Às 11:00 do próximo sábado dia 11, os apreciadores de Caricatura podem vir tomar um café às instalações do Trevim enquanto contemplam os retratos satíricos de uma selecção de figuras incontornáveis da vida cultural, criadas por Onofre Varela e acompanhadas de citações dos retratados. Trata-se dos originais de duas colecções de trabalhos que o artista portuense criou para ilustrar os conhecidos pacotes de açúcar dos Cafés Delta.

Varela é um nome conhecido dos lousanenses frequentadores das Festas da Caricatura, pois tem sido, desde o início, um dos participantes mais regulares nesses populares certames. E tem tido também períodos de colaboração com o Trevim, tanto escrevendo como desenhando.

Multifacetado e com cinquenta anos de carreira recentemente assinalados, Onofre Varela tem uma atividade repartida pela caricatura, o cartoon, a banda desenhada, a escrita de humor, jornalística, de ensaio, etc. Participará no debate da tarde do mesmo dia 11, no Museu Álvaro Viana de Lemos.

A produção da exposição é da responsabilidade da ARGO – Associação Artística de Gondomar, exibida na Lousã pela Cooperativa Trevim no âmbito do cinquentenário do nosso jornal.