Patrícia Carvalho

Gabriel Lopes bateu recorde nacional dos 100 metros costas no decorrer do Campeonato Europeu de Piscina Curta, em Copenhaga (Dinamarca).

O nadador do Louzan Natação, na passada quinta-feira, no novo Royal Arena, terminou a distância com a marca de 51,68 segundos que lhe deu o terceiro lugar da 4.ª série e o 13.º tempo, novo recorde nacional que lhe permitiu participar na meia-final.

“Estou muito feliz com a minha prova. Foi muito boa. Um recorde nacional que já estava a valer pelos treinos que tenho vindo a realizar. Agora, para a meia-final, vamos corrigir algumas coisas, trabalhar alguns pormenores e fazer a melhor classificação possível”, referiu Gabriel Lopes à Federação Portuguesa de Natação.

Na meia-final, Gabriel terminou a prova em 8.º lugar da 2.ª série e em 16.º entre 49 inscritos, tornando a fazer um bom tempo (51,84s), garantindo-lhe a segunda melhor marca nacional de sempre.

A participação do atleta lousanense no campeonato europeu, entre o dia 13 e 17 de dezembro, estendeu-se ainda à prova dos 200m estilos (12.º lugar), 100m estilos (16.º), 50m costas (22.º) e, por fim, 200m mariposa (29.º).

Em todas as provas realizou recorde pessoal e recorde regional (Sénior e absoluto).

Para se preparar para o Europeu, Gabriel Lopes realizou algumas provas inseridas nos Nacionais de Piscina Curta, nos dias 9 e 10 de dezembro, onde foi Campeão Nacional aos 50ms Mariposa, com recorde pessoal, recorde regional sénior e absoluto, e segundo lugar nos 400 estilos com recorde pessoal.

Camila Rebelo em destaque

Camila Rebelo foi a atleta mais pontuada da prova, batendo o recorde regional juvenil A e absoluto nas provas dos 100 e 200 metros costas, e recorde Regional de Juvenil A aos 200 metros estilos e 100 metros livres no Torneio Zonal de Juvenis – Zona Norte.

A atleta da Louzan Natação obteve ainda quatro títulos de Campeã Zonal e um de Vice-Campeã.

Este torneio em Piscina Curta, organizado pela Federação Portuguesa de Natação em parceria com a Associação de Natação do Norte de Portugal, decorreu nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, nas Piscinas Municipais de Bragança.

No mesmo campeonato, o Louzan Natação foi ainda representado por outras duas atletas que conseguiram obter os tempos mínimos de acesso. Leonor Paiva, atleta do escalão juvenil B, que se destacou na prova dos 200 metros  e 100m costas ao terminá-la em terceiro e quarto lugar respectivamente, e Ana Rodrigues do escalão juvenil A que também obteve boas qualificações.