Programa gravado no Candal, vai ser exibido na RTP Memória, este sexta-feira, às 17:00

Tiago Pereira, realizador, documentarista e visualista, é o diretor artístico do Música Portuguesa a Gostar dela própria, um programa cultural emitido pelo canal público de televisão que destaca a música tradicional portuguesa. Tem filmado música, rituais e performances de cultura popular e tradicional por todo o país totalizando 2948 vídeos, 1805 projetos e 5783 instrumentos.

Tiago Pereira chegou à Lousã no dia 19 de dezembro através do programa “Academia com Vida” da Academia de Música de Coimbra – Lousã e gravou pela primeira vez no concelho. A filmagem decorreu na aldeia do Candal com alunas seniores da escola e o diretor da Academia exemplificando a simplicidade do “pedir os reis” no primeiro quartel do séc. XX (na maior parte das vezes apenas com recuso à voz), com cânticos antigos fruto de várias recolhas e estudo de diverso património imaterial da zona.

Tiago Pereira deu a conhecer também o novo projeto lousanense “João Francisco” como a sua primeira filmagem na Lousã promovendo a descoberta de música nova feita com instrumentos e inspiração da música tradicional portuguesa. Voltou de novo no dia 30 para filmar o Grupo Etnográfico da Região da Lousã no lagar Mirita Sales, onde pôde também aumentar o arquivo do “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria”.

O realizador gravou práticas musicais de Natal e Janeiras em 5 concelhos bem diversos: Idanha-a-Nova, Águeda, São Pedro do Sul, Óbidos e Lousã, procurando o que tem tendência a desaparecer gravando as pessoas reais sem artifícios ou maquilhagem num filme a estrear dia 5 de janeiro, às 17:00, na RTP Memória.