Patrícia Carvalho

Catarina Sobral explica criação de “Tão Tão Grande”

Várias crianças acompanhadas pelos seus familiares puderam viajar até ao mundo criativo e de trabalho da premiada ilustradora e autora de literatura para a infância Catarina Sobral. Sem sair da sala infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, para além de dar a conhecer a mais recente obra “Tão, Tão Grande”, foi ainda possível entender o seu processo de construção, desde a génese até à concretização material nas gráficas. Entre projeções de diversos desenhos de várias cores, texturas e composições, bem como a evolução da parte escrita da história, seguidas de descrições da artista, miúdos e graúdos saíram deliciados de livros autografados nas mãos.

Barraca Preta divertiu auditório

Presente desde a primeira edição do Sábado Cultural, o Grupo de Teatro Barraca Preta apresentou, no Auditório da Biblioteca Municipal, um quadro da sua mais recente peça – “As Ineses que hão em nós” – adaptação do texto “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente. Bem-disposta, com um sentido de humor muito próprio e rica em críticas transversais a todos os períodos históricos, esta performance arrancou risos do público.

A peça será apresentada na íntegra na iniciativa “Desafio ao frio”, no dia 27 de janeiro, às 21:00, no Jardim dos Paços do Concelho.

Premiados devoradores de livros

Em pleno átrio, todos os participantes conheceram os leitores nas categorias infanto-juvenil, adultos e instituições que mais obras requisitaram na Biblioteca Municipal e leram ao longo do ano – intitulados de “Devoradores de Livros”. Das mãos da vereadora da Cultura e da Educação, Henriqueta Oliveira, e da bibliotecária Natércia Pereira, os premiados de cada categoria receberam um prémio e muitas aplausos.

Continua na edição impressa do Trevim n.º 1371