A campanha de aquisição de uma ambulância de socorro, iniciada há cinco anos pela Liga de Amigos dos Bombeiros da Lousã (LABL), terminou este sábado, dia 2, com a entrega da viatura aos Bombeiros Municipais.

As iniciativas promovidas por particulares e os patrocínios empresariais atingiram o montante de 45 mil euros. Os cerca de nove mil euros restantes necessários para a compra foram assegurados pela Câmara Municipal da Lousã.

“Chegou ao quartel um equipamento valioso numa altura em que cada vez mais o apoio humanitário dos bombeiros é necessário”, referiu o presidente da Mesa da Assembleia Geral da LABL, Horácio Antunes, que se referiu às dádivas de Suzana Redondo e do Banco Montepio para o arranque da iniciativa.

Em nome da corporação de bombeiros, o segundo comandante, Cláudio Gonçalves, agradeceu a iniciativa. Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, endereçou uma palavra de agradecimento “a todas as pessoas e entidades que contribuíram para que o objetivo fosse concretizado”, considerando a iniciativa “meritória”, que auxilia o “papel da Câmara”.

Para o autarca, iniciativas como esta mostram a importância que a comunidade atribui aos seus bombeiros.

Acompanhada por elementos do Clube Motard da Lousã, a nova ambulância teve uma entrada quase apoteótica na parada do quartel, com o ronronar dos motores a chamarem a atenção. A viatura foi abençoada pelo pároco Orlando Martins, que pediu proteção a todos os que necessitem de ser transportados.

Apoios de pessoas e instituições

Segundo a Liga de Amigos do Bombeiros da Lousã, esta campanha teve início em 2013 e contou com o apoio de particulares e empresas, que entregaram donativos ou promoveram iniciativas de angariação de fundos. Além dos padrinhos do projeto, Suzana Redondo e Caixa de Crédito Agrícola, a iniciativa teve a colaboração de Academia de Bailado da Lousã, Liga dos Amigos e Utentes da Saúde Holística, Barraca Preta, A Serrana, Efapel, Licor Beirão, Trevipapel, Louzanpel, CDL- Inspeções Auto, Verde-Click, Move Ginasio, Moving Work, Café Leão, Olímpia & Filhos, Lousanicosmética, Activar, AESL, Grupo de Caminheiros do Montanha Clube, Grupo de Caminheiros Terras D’Arunce, Escola de Concertinistas da Lousã, Grupo de Concertinistas da Lousã, Lesmas BTT, Pastelaria  S. Silvestre, Jardim de infância da ADIC, Comissão de Festas de Santa Rita de Cássia, Projeto “Miminhos dos Avós”, Clube Motard da Lousã. Contou também com o contributo da comunidade portuguesa nos EUA, de verbas angariadas através de bailes no Freixo e do Passeio Manuel da Póvoa. A todos, a LABL agradece o apoio prestado.