Margarida Macedo de Sousa (MMS) “procura, na fotografia, um prazer que a preencha na sua criatividade estética, viajando, com a ajuda das lentes “macro”, pelo campo floral na busca de novos mundos”. “Pintografias”, exposição de fotografia patente até 24 de abril na sede da Cooperativa Trevim, junta 23 obras resultantes de uma visão floral explorada através de diferentes formas e cores. A mostra de trabalhos fotográficos, inaugurada sábado, dia 23 de março, apresenta um traço impressionista esfumado obtido através de desfocagens, profundidades de contrastes e cores, “sem jogar com filtros ou trucagens”, lê-se no catálogo da exposição. Para Osvaldo de Sousa, humorista, historiador e marido da artista trata-se de um conjunto de imagens que “têm aquilo que falta muitas vezes às artes, alma”.

“Não é importante se as pessoas gostam, é importante se as pessoas sentem”, afirmou, acrescentando que “quando um criativo entrega a alma, mesmo que não domine as técnicas, tem ali algo especial”. “Se a pessoa sentiu alguma coisa quando viu a fotografia, excelente, a Margarida conseguiu comunicar”, concluiu, dizendo que a autora se entrega totalmente à sua arte.

Já Paulo Peralta, presidente da direção da Cooperativa Trevim salientou “as cores suaves” características das fotografias “que fazem lembrar pintura”. “Numa altura em que está a iniciar a primavera penso que tudo se conjuga, é de facto um momento muito importante para a cooperativa”, frisou.

MMS estreou-se no campo das exposições individuais em 2015 no Mês da Fotografia – “ImaginArte Almada”. Em 2016 apresentou a exposição “Impressões do meu jardim”, tendo também realizado uma mostra individual em Penela, integrada na “Feira do Mel do Espinhal”, e participado na exposição colectiva “ADN” novamente no Mês da Fotografia – “ImaginArte Almada”.

Em 2017, expôs em abril no “Espaço Atmosfera M Lisboa”, em maio no “Espaço Atmosfera M Porto”, em junho na Fábrica de Alternativas – Algés (com a exposição “Impressões de um microcosmos”) e também na exposição colectiva do Mês da Fotografia – “ImaginArte Almada”. Em 2018, realizou a exposição “Senadores do Espinhal” (com edição de álbum) no Centro Cultural do Espinhal, incluída no “Mês do envelhecimento”.