OR

A Assembleia Geral da Trevim – Cooperativa Editora e de Promoção Cultural aprovou dia 29 de março, por unanimidade, o relatório e contas da gerência de 2018, documento apresentado pela Direção e que mereceu o parecer favorável do Conselho Fiscal. Na mesma reunião foi também aprovada, com os votos favoráveis de todos os presentes, a lista dos cooperadores que assumem a gestão da editora deste jornal no próximo biénio.

A apresentação do relatório pelo presidente da Direção, Paulo Peralta, permitiu um balanço sobre as atividades desenvolvidas no ano anterior, com destaque para a conclusão do programa comemorativo dos 50 anos do Trevim, incluindo um leilão de quadros oferecidos por artistas locais. Uma iniciativa que permitiu angariar mais de 6 mil euros para apoio à aquisição da sede e que antecedeu um “jantar de gala”, com reconhecimento a responsáveis e colaboradores do quinzenário e entidades relevantes do concelho.

O presidente aproveitou para vincar o agradecimento a todos os que se empenharam na organização das comemorações, sem esquecer a dedicada colaboração do cooperador José Avelino Gonçalves, ao promover a itinerância da exposição “50 anos com Humor” por vários concelhos da Comarca de Castelo Branco, onde assume o cargo de juiz presidente.

Quanto à edição do Trevim, atividade principal da cooperativa e meio privilegiado de proximidade à comunidade, em 2018 foi possível o reforço da equipa da redação e comercial através de dois estágios profissionais e da colaboração de outros jovens em formação na área digital.

Da apresentação das contas do exercício anterior encarregou-se a tesoureira, Sónia Lopes, salientando um ou outro aspeto das diferentes rubricas de rendimentos e gastos, com um valor total próximo dos 100 e dos 95 milhares de euros, respetivamente. Não obstante uma pequena quebra nas vendas e serviços prestados, com destaque para as receitas de assinantes, o resultado regista um saldo positivo de 4.968€, com uma importante coleta de fundos das iniciativas dos 50 anos do Trevim. Nos gastos o destaque vai para os fornecimentos e serviços externos (tipografia e expedição via CTT) e encargos com o pessoal, com valores na ordem dos 50 e 42 milhares de euros.

Para a eleição da administração da Cooperativa Trevim para o próximo biénio apresentou-se uma lista de iniciativa dos anteriores órgãos sociais, que mereceu aprovação por unanimidade. Nesta lista, que publicamos em caixa, verifica-se uma renovação na Direção com a entrada de três novos membros, mantendo-se os titulares efetivos da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal.

Tendo em vista a futura composição do Conselho Editorial para o próximo biénio, a Assembleia Geral procedeu ainda à designação de dois cooperadores para este órgão consultivo, conforme previsto no respetivo regulamento, tendo obtido aprovação unânime a indicação de Jorge de Matos Domingos e Maria Celeste Garção.

Novos órgãos sociais

Mesa da Assembleia Geral: João Manuel Poiares da Silva, presidente; Casimiro Soares Simões, vice-presidente; Maria Celeste de Jesus Garção Nunes, secretária. Suplentes: Fortunato Guilherme Sequeira de Almeida, José Fernandes de Oliveira Redondo e Tatiana Naísa Amaral Ribeiro.

Conselho Fiscal: Alcides Emanuel da Silva Martins, presidente; António Agostinho Carvalho e Fernando Nunes Dias Simão, vogais. Suplentes: Aires Correia Ventura, Pedro Júlio de Almeida Poiares Malta, Rui Cunha Simões Fernandes e Graça Maria Xavier Magro.

Direção: Paulo Jorge Rios Peralta Correia, presidente; José Manuel Fernandes Sequeira, vice-presidente; Ana Paula Dias Neves Sançana, secretária; Sónia Cardoso Fernandes Lopes, tesoureira; Carlos Alberto Antunes Sêco, Carlos Ramalheiro Ferreira Lobo e Hélder Bruno Martins, vogais. Suplentes: Catarina Isabel de Oliveira Machado dos Santos, José Freire de Oliveira, José Orlando Lima Filipe Reis e Luísa Maria dos Santos da Luz Sales.