O salão da Sociedade Filarmónica Lousanense encheu-se de música na festa dos 20 anos do Grupo de Cantares das Gândaras, no último sábado, dia 6. O serão cultural de aniversário possibilitou a participação de outros grupos pertencentes à Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras (ARCSG), numa mostra de juventude e dinâmica.

A “Orquestra Ligeira das Gândaras”, “As Cantigas dos Traquinas” interpretaram conjuntamente alguns temas conhecidos do público, dando espaço também à Turma de Guitarra da Escola de Música das Gândaras para mostrar o resultado da sua aprendizagem. Numa atuação viva, com recurso a vários instrumentos (cavaquinho, bombo, acordeões, violino), o grupo aniversariante apresentou alguns temas do seu repertório atual, que se distancia das canções mais tradicionais que integram o primeiro CD, gravado em 2001.

“Esta parte do reportório é muito recente, essencialmente só tocávamos temas tradicionais daqui, as pessoas traziam uma letra e cantavam um bocadinho”, explicou Valter Correia, músico e maestro do grupo desde a primeira hora, acrescentando que o passar do tempo trouxe a necessidade de introduzir outras canções da região, como é o caso de alguns temas conimbricenses, que habitualmente se ouvem nas festas dos estudantes, como “Traçadinho”, “Sete e Pico, Oito e Coisa, nove e tal”, entre muitos outros.

Leia a notícia completa na edição impressa do Trevim n.º 1402