A primeira manifestação do Dia do Trabalhador, que decorreu a 1 de maio de 1974 para festejar a Revolução de 25 de Abril, vai ser evocada com debate entre alguns dos protagonistas presentes naquele dia, na varanda do edifício dos Paços do Concelho da Lousã. A iniciativa, intitulada “Conversas à varanda” é uma organização da Cooperativa Trevim, a ter lugar no dia 24 de abril (quarta-feira), no átrio do edifício municipal, pelas 21:15, comemorando os 45 anos da revolução dos cravos que este ano se assinalam.

Conforme documentam imagens da época, que serão projetadas na iniciativa, Manuel Louzã Henriques, Pedro Júlio Malta, Carlos de Almeida, José Redondo, Luís Gonçalves e Manuel Cabral foram algumas das personalidades lousanenses presentes na varanda, naquela ocasião histórica. Depois do encontro, está marcado para o mesmo local um concerto com o grupo “Sax e Companhia”, por iniciativa da autarquia lousanense. Este ano, e para comemorar os 45 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Lousã está a promover um programa diversificado com várias iniciativas que incluem exposições, ações de rua, concertos, leitura de poemas e teatro. A população em geral está também a ser alvo de um desafio que consiste em escrever em exatamente 45 linhas, as memórias do dia 25 de Abril. Os textos podem ser enviados até dia 26 de abril, em mãos, ou pelo email 25abril45anos@cm-lousa.pt

A sessão solene da Assembleia Municipal realiza-se, como é hábito, no dia 25 de Abril, às 15:00, este ano seguida por um concerto com a participação do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e Coro Misto da Associação Educativa e Recreativa de Góis.