Começa hoje mais uma edição das Festas em Honra de Senhora do Desterro, um certame que até dia 1 de maio, promete encher o recinto do Espinheiro, na freguesia das Gândaras. Além dos tradicionais momentos de cariz religioso, marcados para domingo, dia 28, o programa anuncia ainda vários dias repletos de atividades desportivas e lúdicas para todos os gostos.

De acordo com o calendário festivo, na manhã de domingo um grupo de gaiteiros anima as ruas da freguesia, estando marcada para a parte da tarde uma missa, cerca das 15;30, seguida de procissão. Para hoje, dia 25, está prevista a realização do terceiro Passeio de Motorizadas, agendado para as 08:30 e amanhã, sexta-feira, é dia de Torneio de Matraquilhos às 21:00. Na segunda-feira, dia 29, decorre um Torneio de Fito, pelas 15:30, e um Torneio de Futebol que vai colocar em campo solteiros e casados.

A garantir a animação musical durante as celebrações vão estar a “Banda Anarkia” acompanhada pelo artista Fernando Correia Marques e as suas bailarinas, dia 27 e os “+2DUO” no dia 28. O “Grupo Vinil” com a participação de Agostinho, sobe ao palco na terça-feira, dia 29, atuação que antecede o fogo de artifício, lançado às 00:00.

As Festas em Honra de Senhora do Desterro terminam no dia 1 de maio, com o 26.º Passeio de Bicicletas do Manuel da Póvoa, organizado pelos Bombeiros Municipais da Lousã, seguido de uma garraiada, às 15:00. De referir que durante as comemorações, com entrada livre, a organização vai ter disponível serviço de bar e cozinha com pratos tradicionais, como é exemplo a habitual sardinhada, marcada para o dia 29, às 19:00.