O 1.º Encontro de Boccia da Série B, da Coordenação Local do Desporto Escolar, onde se insere o nosso grupo equipa de Boccia, teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Nova de Poiares. Nesta competição participamos com quatro equipas de Boccia e quatro atletas a título individual. Os nossos atletas tiveram oportunidade de jogar com as equipas dos agrupamentos de Penacova, Oliveira do Hospital e Vila Nova de Poiares.
As nossas quatro equipas classificaram-se neste encontro em 6º, 7º, 8º e 9º lugar e nas competições individuais destacam-se o 5º lugar do Leonardo Bento, o 6º Lugar do Samuel Cardoso, o 7º lugar da Micaela Costa e o 10º lugar da Matilde Couceiro.
Os nossos atletas usufruíram deste primeiro encontro de uma forma muito salutar, transmitindo e partilhando valores desportivos essenciais para a prática da modalidade e para um bom espírito de grupo.
Continuamos a trabalhar em cada treino, para que cada dia seja melhor e cada competição melhor ainda.
Teremos brevemente o 2º Encontro de Boccia da Série B, que terá lugar no dia 12 de fevereiro no pavilhão desportivo da EB1.
Sendo o Agrupamento de Escolas da Lousã reconhecido pelo seu historial no projeto do Desporto Escolar em várias modalidades, como o voleibol, o atletismo e o futsal, este ano a modalidade de Boccia foi a grande novidade. Já há muito que se esperava por esta oportunidade, de modo a proporcionar aos nossos alunos uma modalidade desportiva completamente inclusiva e que foi agarrada pelos professores envolvidos com muito carinho e motivação.
Este projeto atualmente envolve alunos de três escolas, Escola Básica nº1, Escola Básica nº2 e Escola Secundária. Os treinos são semanais e desde que tiveram início que a cada treino aparecem mais alunos a querer conhecer a modalidade e a colaborar com o grupo-equipa.
A formação de árbitros para a modalidade foi o primeiro desafio para alguns dos nossos alunos que, no dia 18 de novembro de 2019, estiveram presentes na Escola D. Dinis em Coimbra para uma manhã de partilha de conhecimentos acerca de Boccia.
Como professora responsável pelo grupo equipa de Desporto Escolar de Boccia, não posso deixar de lembrar que este projeto tem sido viável e tem sucesso na comunidade escolar, porque conta desde o início com a colaboração dos professores da Educação Especial que, para além de promoverem a modalidade junto dos seus alunos, acompanham e dinamizam atividades nas suas salas e escolas, envolvendo outros alunos e professores.
Não posso deixar de agradecer o apoio dado pela empresa local, EFAPEL na aquisição dos equipamentos.
Um projeto que é de todos e para todos.

 

Profª Lídia Fonseca