A obtenção do segundo lugar no “Projeto Game – Ganha a Melhor Escola”, obtido com uma turma finalista do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica Automação e Computadores, permitiu ao Agrupamento de Escolas da Lousã receber 750€ para melhorar a eficiência energética da escola.

Durante a realização do projeto, foram identificadas algumas medidas de racionalização de energia que com algum investimento, permitissem reduzir significativamente os consumos energéticos do estabelecimento escolar, tais como, a substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas led.

Desta forma, optou-se por proceder à substituição integral de todas as lâmpadas fluorescentes das salas BLE e BE1, salas da área de eletrónica, por lâmpadas de baixo consumo led, garantindo desta forma, uma melhoria bastante acentuada na iluminação destes dois espaços, assim como a redução substancial dos consumos energéticos dos mesmos.

É de acentuar que todo este trabalho foi realizado pelos alunos que atualmente frequentam os três anos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica Automação e Computadores, com a orientação dos Professores Américo Matias e José Alberto Gomes.

Está previsto ainda a instalação de projetores led, em alguns espaços de circulação junto aos pavilhões, de forma a melhorar as condições de iluminação dessas zonas.

A participação dos nossos alunos neste tipo de ações tem um impacto muito positivo, uma vez que para além de os preparar na área técnica para a vida ativa, transmitindo-lhes o “Saber Fazer”, permite também sensibilizá-los para a temática dos consumos energéticos e da racionalização da energia, de estrema importância nos nossos dias. À Escola, vai permitir reduzir a fatura energética, e desta forma, contribuir positivamente para a melhoria do ambiente.