O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado a 3 de dezembro, foi assinalado, no Agrupamento de Escolas da Lousã, com diversas iniciativas. Sublinha-se que esta data tem como principal objetivo a sensibilização para uma maior compreensão sobre os assuntos relativos à deficiência, assim como a mobilização para a defesa da dignidade, da qualidade de vida e do bem-estar, com ressalva de todos os direitos destas pessoas, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo, para os cidadãos com deficiência, seja ela física ou mental.
Assim, logo pela manhã, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem – Sala de Ensino Estruturado da Escola Secundária da Lousã, fruto do trabalho colaborativo e cooperativo realizado, com as técnicas da ARCIL, distribuíram, pela comunidade educativa, várias peças que constituíram um puzzle alusivo aos “Valores Inclusivos” e ofereceram à Biblioteca da Escola um puzzle completo, para que este possa ser construído, por quem aí se desloque.
Ainda, na Escola Secundária da Lousã, foi inaugurado, no Bloco Polivalente, o elevador que permitirá às pessoas com mobilidade reduzida aceder à biblioteca e à sala da Direção. Na eliminação desta barreira arquitetónica, de grande relevância, estiveram presentes alunos, não docentes, docentes, a Senhora Vereadora da Educação e Ação Social, Dra. Henriqueta Oliveira, e o professor António José Leonardo, em representação da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade.
As comemorações deste dia estenderam-se, também, à Escola Básica nº 2, na qual se assistiu a um concerto dos “Irmãos do Blues”, um grupo musical de utentes da ARCIL, que interpretou diversos temas muito apreciados, por quem os ouviu.
À tarde, teve lugar, na Escola Secundária da Lousã, a atividade “ Falando com quem escreve…”, onde foi apresentado o livro «Dislexia – O Segredo do João», de Angelina Bedo Ribeiro, que contou com a presença de vários elementos da comunidade educativa.
As atividades levadas a cabo, neste dia, tiveram como finalidade a consciencialização da comunidade educativa, para a importância da integração das pessoas com incapacidade, na sociedade, partindo do princípio de que “Juntos, construímos valores inclusivos”!
Filomena Henriques
Professora de Educação Especial
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