Nascido de um grupo de dez amigos, o projeto “Serras Solidárias” percorreu as serras da Estrela, Lousã, Freita, Marão e Gerês, durante cinco dias, com o objetivo de angariar verbas para ajudar 25 crianças que sofrem de doenças raras, oncológicas ou degenerativas da “Associação Espinho Solidário com Famílias e Crianças Desfavorecidas”.
Importa referir que, para além dos tratamentos dispendiosos, estas crianças necessitam também de materiais de apoio para a sua reabilitação, para além das questões logísticas, equipamentos específicos e até alimentação.
No total, os atletas correram cerca de 210 quilómetros e, cada quilómetro percorrido foi trocado por euros. Todos os dias os maratonistas percorreram 42 quilómetros, com 2000 metros de desnível positivo, pondo à prova não só as pernas dos participantes, como a solidariedade de todos os que puderem e quiserem contribuir.
Não tendo sido estabelecido um valor fixo por quilómetro, os atletas angariaram dinheiro não só nas corridas, como também na compra das t-shirts oficiais do evento (com preços entre os 15 e os 55 euros) e por transferência bancária (IBAN PT50 0033 0000 4557 6712 8440 5).
Todas as etapas começaram às seis da manhã, tendo os atletas partido na Pousada da Juventude para a aventura pela Serra da Lousã, no dia 23.
A totalidade das verbas angariadas reverteram para a causa “Espinho Solidário”.
Refira-se que, antes da partida para as cinco maratonas, o grupo já tinha angariado 6112,50€ através de donativos, venda de t-shirts e angariações de fundos na rede social Facebook.
A iniciativa conta com o apoio público do ultramaratonista Carlos Sá, da ex-atleta olímpica Aurora Cunha, da campeã da Europa Sara Moreira, do humorista António Raminhos e do Maia Atlético Clube, além de outras associações e clubes que se uniram à causa. Para mais informações pode consultar a página do Facebook
0 Comentários