O jornalismo desenvolve-se num meio suscetível ao surgimento de reclamações, nem sempre justas, mas que o Trevim terá de levar com muita atenção, quer no sentido de esclarecer, quer aproveitando para melhorar a sua função jornalística.
Assim, o Trevim propõe guiar-se nesta área pelos seguintes parâmetros:
- Fazer e manter atualizado um registo de todas as reclamações e delas fazer uma análise e uma gestão crítica;
- Todas as reclamações e críticas, bem como os factos que as motivaram e o eventual desenvolvimento, deverão de imediato ser comunicadas por escrito ao diretor do jornal e à Direção da Cooperativa;
- Todas as reclamações serão analisadas e, sempre que possível, deverá ser dada uma resposta ao interessado/a no prazo máximo de 5 dias;
- O Trevim reserva o direito de não publicar artigos que vão contra os valores que defende, não obedeçam às normais regras cívicas, que empreguem linguagem imprópria ou que, de qualquer forma, ponham em causa a imagem ou a dignidade pessoal;
- O Trevim pode, por manifesta falta de espaço ou de oportunidade, decidir pela não publicação de artigos que lhe cheguem da parte de pessoas ou instituições;
- O Trevim reger-se-á de acordo com a lei em todas as situações que tenham que ver com o direito de resposta ou outras.