“Estamos hoje muitos felizes pelo facto do nosso concelho ter proporcionado ao Rafael as ferramentas, as condições, o ambiente para poder construir um projeto de vida”. Esta declaração é do presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, proferida durante o lançamento oficial do livro sobre a vida de Rafael Ramos.
“O Rafael a todos nos toca e a todos nos inspira. Este livro enquadra-se, claramente, naquilo que tem sido a política editorial levada a cabo pela Câmara Municipal, porque evidencia uma caraterística muito importante do nosso concelho e da nossa comunidade que é a inclusão”, acrescentou o autarca, na sessão realizada no Hotel Meliá Palácio da Lousã, este sábado, dia 26, que começou com um momento musical do projeto João Francisco cantautor.
Facilmente a emoção tomou conta dos oradores. Pelo exemplo de força de vontade e de determinação que é o Rafael. A sua deficiência física nunca foi obstáculo para viver com intensidade. Marques Leandro, que era presidente da direção da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) quando Rafael Ramos se mudou para a Lousã, aos 10 anos, contou alguns episódios exemplificativos dessa energia sem barreiras. “Nos bailes, via o Rafael a atirar-se para o chão a fazer rodopios de dança… e nunca parava”, recordou o ex-presidente, lembrando outros momentos em que o protagonista do livro participava em jogos de futebol. “Era mais andebol só com uma mão, mas mandava cada estoiro à baliza que nem sempre o guarda-redes conseguia defender”. Nadar, trabalhar em informática, fazer surf foram outras das capacidades do Rafael referidas por Marques Leandro. Mas a “viragem” que o deixou mais emocionado, foi quando soube que a personagem principal da obra estava a residir com a sua namorada, a Sandra. “Senti uma satisfação muito grande por ver o Rafael a percorrer a sua vida com naturalidade”.
Leia mais na edição impressa do Trevim n.º 1397
0 Comentários