Esta sexta-feira, dia 26 de abril, inaugura pelas 18:00, na sede da Cooperativa Trevim, a exposição “Pedrinhongos em Liberdade”, uma mostra que reúne desenhos elaborados por Pedro Brazião Rodrigues, um menino que surpreendia pelo poder da sua imaginação. O caráter inovador e criativo dos seus traços inspirou uma marca de chocolates, a “Cacao diVine”, a lançar uma coleção exclusiva com os seus desenhos impressos em cortiça. Parte da venda reverteu para a Acreditar, a Associação de Pais e Amigos da Criança com Cancro, que conseguiu adquirir cortinas especiais para o Hospital Pediátrico de Coimbra.
“Como que por magia, de um traço só, o branco das folhas preenche-se de vida”. Esta frase consta da apresentação da coleção de chocolates no site da marca e ilustra um pouco do que foi esta criança, que partiu em março de 2018. “O Pedrinho conviveu com a doença das células malucas durante quase 5 anos, o que acabou por levá-lo deste mundo com 10 anos e 364 dias. Apesar da doença, o Pedro construiu um imaginário fantástico fruto de uma força de viver imensa e de uma imaginação hilariante”, diz quem o conheceu de perto.
Personagens imaginárias e histórias mirabolantes fervilhavam na mente de Pedro, que criou o “Dragamungão”, o “Passasquilo”, o “Dinbarbicha”, o “Peixe Nuvem”, a “Lesma Beiçuda”, o “Cão Espinhoso”, entre muitas outras figuras. É para dar a conhecer estas personagens que a “Pedrinhas”, Cooperativa de Solidariedade Social, que herdou o património da boa-disposição, criatividade e determinação do Pedro, expõe alguns dos seus trabalhos na Cooperativa Trevim que abriu as suas portas para deixar entrar todo este mundo de fantasia. A mostra, que se prolonga até 30 de maio, é uma iniciativa inserida nos 40 anos da Cooperativa Trevim e no programa comemorativo dos 45 anos do 25 de abril promovido pela Câmara Municipal da Lousã.
0 Comentários