Tribuna Associativa
Dia Internacional das Cooperativas
Celebrou-se, no primeiro sábado de julho, este ano a 5 de julho, o Dia Internacional das Cooperativas. Em todo o mundo, as cooperativas são lembradas e homenageadas pelo seu contributo ímpar para o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a construção de um mundo mais justo. Neste Ano Internacional das Cooperativas (AIC/2025), declarado pelas Nações Unidas, importa reforçar o valor desta celebração e associarmo-nos ativamente à sua mensagem.
Sob o lema “As cooperativas constroem um mundo melhor”, o AIC/2025 destaca o impacto global do movimento cooperativo, o qual estima-se representar pelo menos 12% da população mundial e reunir cerca de 3 milhões de cooperativas que atuam de forma conjunta para promover modelos económicos mais justos, participativos e resilientes. O AIC/2025 procura destacar também a relevância deste setor enquanto resposta concreta aos desafios contemporâneos, designadamente na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme sublinha a Aliança Cooperativa Internacional (ICA).
Em Portugal existem mais de 2000 cooperativas com um valor acrescentado bruto de 1000 milhões de euros, se lhes juntarmos as sociedades com capital integralmente cooperativo. Em 2023 e 2024 o movimento cooperativo português cresceu em número de cooperativas por efeito do crescimento das cooperativas culturais, de habitação/construção e de serviços, sendo que o maior número continua a ser de cooperativas do ramo agrícola, sem esquecer a relevância do papel das Cooperativas de Solidariedade Social.
O estudo “As 100 maiores cooperativas” com dados de 2023, em publicação, mostra um retrato bastante impressivo do setor. Em 2023, as 100 maiores cooperativas nacionais registaram um volume de negócios superior a 3,55 mil milhões de euros, representando um aumento de 8% face ao conjunto das 100 maiores em 2022, a que acresce o total de ativo líquido das 20 maiores cooperativas de crédito de mais de 24 mil milhões de euros. (…)
A fórmula cooperativa é um poderoso meio na produção de riqueza e mais justa distribuição da mesma e, em último recurso, um meio de resistência às ameaças, sejam quais forem as suas matrizes ideológicas, à paz, à liberdade e à democracia. Sejamos fiéis aos ideais e princípios fundadores do movimento cooperativo.
Viva o Ano Internacional das Cooperativas.
Viva o movimento cooperativo.
CASES | CONFAGRI | CONFECOOP
0 Comentários