Criada no ano letivo 2008/2009, a Oficina de Cinema, Comunicação e Artes de Palco (OCCAP) do Agrupamento de Escolas da Lousã assinalou, em 2019, dez anos dedicados ao teatro, através da promoção de boas práticas entre os pequenos atores. No dia 13 de maio, o grupo de alunos do 6.º ano de escolaridade participou na XIV Mostra de Teatro Escolar de Coimbra, com uma adaptação da obra de Manuel António Pina, “O Tesouro”, sob o titulo “O Fim das Sombras – Viva a Liberdade”, uma história centrada no período do Estado Novo e na sucessão de Marcelo Caetano a Salazar, culminando no dia em que floresce a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974.

Contudo, não é a primeira vez que a OCCAP desenvolve temas de maior reflexão. Em 2018, os alunos abraçaram a peça “A Guerra do Tabuleiro de Xadrez”, uma batalha a fingir entre reis, rainhas, bispos, cavaleiros e peões, metáfora de uma guerra mais séria cujo objetivo é transmitir a mensagem de paz.

A OCCAP fez sua primeira apresentação pública oficial no dia 13 de dezembro de 2008, no Cineteatro da Lousã, com a opereta de Natal “À Procura de um Pinheiro”, que colocou em palco mais de 140 pessoas, entre alunos, professores e encarregados de educação.

Leia a notícia completa na edição impressa do Trevim N.º 1406