A comissão organizadora das Comemorações Populares dos 50 anos do 25 de Abril em Coimbra apela à população a que se mobilize e participe nas mais de 40 atividades previstas para este mês, cujo ponto alto será uma grande manifestação popular, com início às 15:00 na Praça da República, em Coimbra.
“Um momento alto tanto de celebração como de reivindicação” segundo a comissão, que agrega cerca de 140 organizações daquele concelho.
Pelas 18:30, o Coro das Mulheres da Fábrica e da Tuna Souselense juntam-se para o concerto e poesia ‘Cantar e Declamar Abril’, evento complementado com a exposição ‘Coimbra depois de Abril’. Realizado na Liga dos Combatentes da Grande Guerra, o evento tem organização do Centro de Documentação 25 de Abril, da Liga e da Rebobinar – Cooperativa de História Pública.
Na véspera do cinquentenário, haverá distribuição de cravos na baixa da cidade, antecedendo a grande festa do Ateneu de Coimbra, a ‘Noite do Derrube do Fascismo’ com concertos, poesia e festa na Sé Velha.
No dia 27, o Ateneu coorganiza também, com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, uma viagem à inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.
0 Comentários