Câmara Municipal realizou mais de 130 testes serológicos
Com o arranque do novo ano letivo e todas as alterações que se fazem sentir na comunidade escolar, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares (CMVNP) realizou mais de 130 testes serológicos a professores e demais pessoal auxiliar.
Segundo nota da autarquia, esta medida visa “avaliar a eventual presença da Covid-19 em todos os agentes educativos antes do início do ano letivo”.
Com a colaboração do centro de saúde local e alguns técnicos de saúde, os testes foram realizados na sede do Agrupamento de Escolas, na EB 2/3 Dr. Daniel de Matos e nos três centros escolares do concelho.
Refira-se que o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares (AEVNP) conta com 140 funcionários e cerca de 800 alunos (desde o pré-escolar até ao 12.º ano).
Eduardo Sequeira, diretor do AEVNP, explicou ao Trevim que a realização destes testes foi “uma medida extremamente positiva que ajudou a tranquilizar a comunidade educativa, uma vez que não registou qualquer caso positivo de Covid-19”.
Além da testagem e higienização dos espaços, a CMVNP reforçou “ a resposta existente nos transportes escolares com novas carreiras à hora de almoço, por forma a evitar a aglomeração de alunos na escola, procurando que se garanta o cumprimento das normas e recomendações das autoridades de saúde”, num processo acompanhado pela direção do Agrupamento.
“O regresso às aulas foi antecedido de meses de preparação, com a implementação de sinalização, através de marcas e sinalética no chão e outros locais visíveis, a definição de fluxos de entrada e saída, a ampliação do refeitório para o polivalente e a marcação de lugares dispostos na diagonal intervalados, a instalação de dispensadores de pé para álcool gel em todas as escolas do agrupamento, equipamentos cedidos pela Serralharia Civil – Hugo Rosa e pela Clínica Veterinária Estação Animal, e ainda a desinfeção de todas as salas do agrupamento, com recurso a geradores de ozono, um processo realizado pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, com equipamento próprio e outro cedido pela Auto Lava Lousã”, referiu o diretor. “Foi também fundamental o trabalho desenvolvido em articulação com a autarquia e que resultou num reforço dos transportes escolares, sobretudo à hora de almoço”, reiterou.
Segundo João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “estas medidas são mais um contributo para todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma concertada entre todas as entidades locais para que o ano letivo possa decorrer da melhor forma possível e com as condições de segurança em que vivemos”.
Verão produtivo
Segundo Eduardo Sequeira, durante a pausa letiva para férias de verão, foi construída “uma nova sala de apoio à cozinha/restaurante pedagógico” e reforçada a “rede wireless e o sistema de aquecimento da escola sede”.
Com o apoio da Junta de Freguesia de São Miguel e da CMVNP, o AEVNP garantiu ainda a manutenção dos espaços verdes.
0 Comentários