Aos 96 anos de idade, Lourdes Fernandes Serra, da Favariça (a lourinha, como seu pai carinhosamente a tratava), mantém fielmente o mesmo “recipiente cerebral” que sempre lhe conhecemos, dos tempos idos do nosso lugar… É de uma lucidez inacreditável, mostrando bem como foi tecida, de uma fibra vigorosa, já que sua mãe, Preciosa da Piedade, era natural da Silveira de Baixo, lugar serrano onde nasceu, no esmorecimento do século XIX.
Aos dois anos de idade, Lourdes Serra perdeu seu pai, José Fernandes Serra, da Favariça e, a partir daí, com seis bocas a sustentar, é fácil vaticinar as dificuldades de sua pobre mãe, ainda por cima portadora de uma enorme deficiência física. Coxear, do primeiro ao último sopro de vida, foi outro acréscimo à sua desdita.
Um retábulo de vidas, dominadas pela indigência, eis a questão…
Estávamos em primórdios da década de 30 do século transato. Os membros de uma família eram por norma numerosos, tendo ti Preciosa (assim era conhecida) ainda um bebé de poucos meses para criar, sua filha Lucília, ainda hoje a viver em Lisboa. Os mais velhos, a Júlia, a Esmeralda e o Armando já partiram entretanto.
Algo após a morte de seu pai, Lourdes Serra foi acolhida pela sua tutora, a madrinha Ricardina e por sua prima Vicentina, suas familiares que viviam então em comunhão de mesa, fazendo-se ali uma mulher de respeito, apesar da propínqua restrição da vida.
A partir da década de 50, a nossa “lourinha” foi costureira no Hospital de S. João, na Lousã, onde conviveu com todas as freiras, párocos e médicos de então. Dali se reformou aos 65 anos de idade. Foi uma vida ligada aos sentimentos religiosos, fazendo de Verónica nas procissões do “Enterro do Senhor” na nossa vila e no “Encontro do Senhor” em Vilarinho, sendo ainda zeladora durante anos (em conjunto com sua prima Vicentina), da capela da Favariça, lugar onde nasceu a 18 de setembro de 1928. Até aos dias que correm, esta nossa querida amiga, conseguiu resilientemente domar o seu próprio destino…
Forte abraço aqui da redação.
Canto da Verónica da Favariça – https://www.youtube.com/shorts/ZF-KgrLAkHo
Carlos Ramalheiro
0 Comentários