A literacia política é o leque de capacidades que um cidadão possui para compreender, analisar e participar, de forma crítica e informada, na vida pública do seu país. Passa pelo saber do funcionamento das instituições democráticas, o conhecimento dos direitos e deveres fundamentais, bem como a capacidade de interpretar discursos políticos, decisões do governo e leis propostas. Inclui ainda o escrutínio necessário para avaliar fontes de informação, distinguindo entre factos, opiniões e propaganda. Trata-se, enfim, da competência cívica que permite ao cidadão exercer os seus direitos (em particular o voto) com consciência e responsabilidade.
O voto é o instrumento mais poderoso numa democracia; a literacia política é o que nos permite usá-lo de uma forma mais correta. Num tempo marcado pela desinformação, polarização e apatia cívica, investir na literacia política é essencial para prevenir o avanço de discursos extremistas, salvaguardar o Estado de Direito e fortalecer o respeito entre cidadãos. Uma democracia sólida constrói-se com cidadãos informados.
Uma das primeiras manifestações da sua ausência é o crescimento da abstenção e da apatia cívica. Sem perceberem o impacto real da política nas suas vidas, muitos cidadãos optam por não votar, não participar, não intervir. O sentimento de que “são todos iguais” ou de que “nada muda” torna-se dominante. O resultado é um défice de representação da vontade da nação e uma democracia cada vez mais frágil, onde poucos decidem por muitos. A par disso, a falta de literacia política abre caminho ao populismo e ao extremismo. Um eleitorado desinformado é terreno fértil para promessas fáceis, culpabilização injusta e discursos que exploram medos em vez de resolver problemas. Em vez de debate racional e educado, instala-se o ruído. Em vez de propostas, surgem frases feitas sem sentido. A consequência é a degradação do debate público e o risco real de abandono dos princípios democráticos. Outro impacto preocupante é a vulnerabilidade do eleitorado à desinformação. Quem não tem ferramentas para analisar criticamente uma notícia ou um discurso, tende a partilhar mentiras, acreditar em teorias da conspiração ou formar opiniões com base em conteúdos manipulados ou em clipes retirados de contexto. A confiança nas instituições democráticas também se vê gravemente afetada. Sem compreender como funcionam o parlamento, o governo, os tribunais ou as autarquias, os cidadãos tendem a banalizar a sua ação. Os políticos tornam-se “todos corruptos”, a justiça “nunca funciona” e a administração pública é vista como um obstáculo. Esta percepção sabota o espírito democrático e gera espaço para “soluções” autoritárias. Por fim, a ausência de literacia política leva a um enfraquecimento da cidadania ativa. Um povo que não entende como pode influenciar a política, rapidamente se resigna a assistir de fora. Deixa de exigir, de propor, de participar. Em vez de cidadãos, temos consumidores descontentes com a política. A democracia perde o seu elemento essencial: o povo informado, consciente e mobilizado.
Promover a literacia política é, então, crucial para consolidar a democracia e a participação cívica. Em Portugal, grande parte da população demonstra desconhecimento sobre o funcionamento das instituições, os direitos e deveres democráticos, ou o impacto das decisões políticas na sua vida quotidiana. Este défice afeta não apenas a qualidade do voto, mas também o grau de envolvimento dos cidadãos nas decisões que influenciam o país. Investir em literacia política é, por isso, investir numa cidadania mais informada, crítica e ativa. Investir na população. Investir em Portugal.
Uma das medidas estruturantes para combater esta realidade passa por integrar no currículo escolar uma área disciplinar prática e transversal de Educação para a Cidadania Política. Esta área disciplinar deve ser contemplada com conteúdos que abordem o funcionamento das instituições nacionais e europeias, a construção das leis, o papel dos partidos políticos e das organizações da sociedade civil, bem como os direitos fundamentais consagrados na Constituição. Mais do que teoria, esta aprendizagem deve assentar em métodos participativos, como simulações parlamentares, assembleias escolares, debates e projetos reais, tornando a política compreensível, próxima e útil, explorando novos métodos que melhorariam a produtividade da aprendizagem dos nossos alunos. Paralelamente, o Estado deve apostar em campanhas públicas de informação acessível, com linguagem clara e formatos variados (audiovisuais, redes sociais, imprensa), que esclareçam os cidadãos sobre o processo eleitoral, o papel de cada instituição, a leitura crítica de programas políticos com uma explicação acessível ou a diferença entre opinião e facto. Estas campanhas devem ser regulares, pedagógicas e politicamente neutras.
Haverá certamente muito mais medidas a ser implementadas para que a literacia política passe a ser algo garantido entre os cidadãos portugueses.
Investir na literacia política não é apenas educar; é proteger a democracia. Um país informado é um país mais livre, mais justo e mais resistente ao populismo. A cidadania começa no conhecimento, e é aí que se decide o futuro. Para que a democracia viva sempre.
Afonso Teixeira
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