“A floresta precisa de cada um de nós” é o título da curta-metragem que tem Jonas, o Reguila como protagonista. O desenho animado, com uma duração de três minutos, já está disponível no YouTube e foi oficialmente apresentado, no dia 9 de setembro, no Teatro Municipal da Lousã, no âmbito das jornadas pedagógicas promovidas pelo Agrupamento de Escolas e Município locais.
Esta é a primeira vez que a personagem principal da BD “O Caso da Custódia Roubada” deixa as pranchas estáticas para ganhar movimento e ação numa história em que Jonas, o Reguila combate um incêndio ao lado dos bombeiros. A criação desta curta-metragem de animação teve como principal objetivo “sensibilizar os mais novos e não só para a necessidade de intervir no renascimento de uma floresta mais rica e mais resistente ao fogo, apostando em espécies autóctones como o carvalho, o castanheiro, o sobreiro ou o medronheiro”, revela ao Trevim o autor Carlos Sêco. “A mensagem é simples: depois dos incêndios que assolaram a Serra da Lousã, não ficarmos de braços cruzados e o Jonas dá o exemplo. Inconformado, fala com os amigos, mobiliza a população e participa na construção de uma nova floresta sem eucaliptos, pinheiros e acácias”, acrescenta o desenhador.
Entretanto, o também cartunista e colaborador do Trevim já está a preparar uma nova animação. Desta vez, o Jonas vai aparecer ao lado da Belíris, sua amiga nas histórias aos quadradinhos, no videoclip de uma canção escrita e interpretada pelo próprio Carlos Sêco.
Quanto ao livro “O Caso da Custódia Roubada”, já vai na segunda edição e estará à venda no próximo fim de semana no “Outlet 2025”, que vai decorrer no Parque Municipal de Exposições Mário Soares.
0 Comentários