A Lousã volta a captar as atenções entre os dias 21 e 23 de novembro com a 34.ª edição da Feira do Mel e da Castanha, certame que junta mais de 125 expositores no Parque Municipal de Exposições Mário Soares, dedicando-se não só aos ‘reis’ da festa, como também a produtos endógenos, gastronomia e doçaria.
Com tasquinhas das cinco freguesias do concelho e a participação de associações e da comunidade escolar, a iniciativa adota uma vez mais o cariz de eco-evento, afirmando o compromisso do Município com a sustentabilidade.
Na sessão de apresentação da Feira, realizada no dia 12 de novembro no Lagar Mirita Sales, o presidente da Câmara da Lousã, Victor Carvalho, frisou publicamente tratar-se de um certame que é também “um sinal de apoio e respeito a todos aqueles que através de recursos naturais encontram uma outra atividade”.
Assumindo ser a maior feira do país e através do slogan ‘A Lousã tem Mel’, o Município reafirma tratar-se de uma “âncora no calendário, que projeta a Lousã e a região”. Para o edil, através do certame, todos os que visitam o concelho, “conseguem perceber os potenciais do território”, esperando que possam igualmente “apreciar a natureza da Lousã”.
Victor Carvalho anunciou ainda que, no próximo ano, estão previstas “melhores condições na Nave de Exposições”, ligadas a questões de logística. “Queremos adaptar o edifício para evitar as montagens e desmontagens de tendas e, por isso, estamos a trabalhar numa solução mais permanente não só para este como para outros eventos”.
A apresentação do certame coube a Ana Paula Sançana, vice-presidente da Câmara, destacando a participação dos cabeças de cartaz: Beatriz Rosário, Os Vizinhos, Rosinha, a dupla de Dj’s P*ta da Loucura e a banda Os Red.
António Carvalho, presidente da direção da Cooperativa Lousãmel, vincou a Feira do Mel e da Castanha como “uma referência nacional”. O responsável aproveitou o momento para destacar o Mel DOP Serra da Lousã, “um mel único e irrepetível, que carrega consigo o saber, a tradição e a riqueza da nossa biodiversidade”.
Assumindo que se vivem tempos difíceis no setor apícola, António Carvalho frisou a importância do evento para “distinguir o que de melhor se faz no território”. “Os nossos produtores, mais do que nunca, merecem este reconhecimento e dedicação por parte do Município já que, após os recentes incêndios que afetaram a serra, é justo apoiar quem trabalha a terra, cuida das abelhas e mantém viva a nossa paisagem e cultura”.
Por sua vez a fadista Beatriz Rosário, de 23 anos, presente na apresentação, mostrou estar “muito feliz” pela sua estreia na Lousã. “Portugal é um país pequeno, mas grande, e eu gosto muito de valorizar tudo o que é feito cá e, por isso, para mim será uma honra levar a minha música na Feira do Mel e da Castanha”. A cantora, que vai inaugurar os espetáculos musicais do certame, prometeu um concerto que faz “uma viagem entre Coimbra e Lisboa”.
Programa
Dia 21
18:00 Inauguração oficial
19:00 Animação – Companhia Um do Outro
19:30 Animação itinerante – Companhia Marimbondo
22:00 Atuações de Beatriz Rosário | ‘Os Red’ | Djs ‘We On Party’
Dia 22
10:00 Animação (mercado e feira semanal)
11:00 às 12:00 Animação – Companhia Um do Outro
16:00 Showcooking
Animação
17:00 Grupo Bombos e Tombos
18:00 às 19:00 Companhia Um do Outro
20:00 às 21:00 Gaiteiro da Lousã – Unidos da Serra
21:00 às 22:00 Escola de Concertinistas da Lousã / Companhia Um do Outro
22:00 Atuações de Vizinhos | Dj P*ta da Loucura
Dia 23
08:30 Caminhada São Silvestre
14:00 às 15:00 Animação – Companhia Um do Outro
14:30 Grupo de Concertinistas da Lousã
16:00 Showcooking
17:00 Magusto popular
17:00 às 18:00 Animação – Companhia Um do Outro
17:30 Atuação de Rosinha
0 Comentários