“A tua montanha o teu lugar” é um projeto de vigilância da floresta promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que vai juntar 18 jovens voluntários, entre os 18 e os 30 anos de idade, no concelho da Lousã, entre 17 de agosto e 25 de setembro.
O projeto, coorganizado pela Activar, Espaço J, Câmara Municipal da Lousã, Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho e Aflopinhal – Associação Florestal,
consiste na vigilância de espaços florestais em postos fixos e na comunicação de ocorrências às entidades de intervenção de combate a incêndios.
Daniela Venâncio, do Espaço J, explicou ao Trevim, que cada jovem desenvolverá a sua ação durante 15 dias, num total de três quinzenas (seis jovens por quinzena), estando “a maioria dos voluntários já selecionada e contactada”. No entanto, caso existam ainda interessados, os detalhes do projeto podem ser consultados através da plataforma https://programas.juventude.gov.pt/florestas/projetos/detalhe/1109
Segundo também avançou a responsável, o projeto “A tua montanha, o teu lugar” foi convidado “para integrar uma pesquisa artística que tem como objetivo fazer a documentação em vídeo dos jovens voluntários vigilantes numa das suas ações”.
“Retorno” é um projeto artístico interdisciplinar que envolve três artistas – duas músicas e um cineasta, financiado pela Direção-Geral das Artes e pelo Centro Nacional de Cultura, e tem como parceiro principal o Município de Arganil. Aborda “o regresso às memórias da efeméride dos incêndios de outubro de 2017, do que desapareceu, e do que mudou, mas, acima de tudo, o regresso físico aos lugares transformados pelo fogo, a um território que se regenera, ainda em luto”.
A participação no projeto “A tua montanha, o teu lugar” inclui um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, certificado de participação, formação geral sobre voluntariado e específica sobre as atividades a desenvolver e reembolso das importâncias despendidas no exercício das atividades.
0 Comentários