As escadas de acesso à Igreja Matriz da Lousã estão a ser substituídas “atendendo ao elevado estado de degradação da pedra existente e devido a condições de segurança”, informou a Câmara Municipal em resposta ao Trevim. No adro e no patamar anexo à igreja foram também “efetuadas intervenções, estando o espaço mais digno e seguro”.
Esta intervenção insere-se na empreitada em curso na Praça Cândido dos Reis, adjudicada à empresa Carlos Gil, Lda, por 205.948 euros (valor com IVA) e com um prazo de execução de 100 dias, no âmbito do plano de regeneração urbana definido pelo Município para o centro da vila.
Até à data, falta “a pavimentação dos lugares de estacionamento e a sua marcação e intervenção de melhoria da calçada existente”, prevendo a autarquia que depois de concluída a obra, os lousanenses encontrem uma praça com “outra configuração, nova iluminação pública mais eficiente e que dignifica mais este espaço”.
Os bancos em madeira que estão a ser instalados, e já sofreram algumas críticas por parte da comunidade devido à sua dimensão reduzida, “não estão ainda completos” e “vão sofrer alterações”. A CML informou da “nova configuração” prevista estas estruturas, em que se incluem encostos e tábuas maiores permitindo “maior conforto” a quem se lá queira sentar.
Os bancos antigos que foram retirados estão atualmente no estaleiro municipal e prevê-se que sejam recuperados para a eventual substituição de outros instalados no concelho.
Quanto às casas de banho públicas localizadas junto à praça, a CML informou que “ainda não se encontram abertas devido a alguns atrasos na sua execução”, justificando que a intervenção prevê “uma adaptação às necessidades atuais, estética e funcionalmente, nomeadamente com a instalação de WC para pessoas com incapacidade”.
0 Comentários