‘O Barbosa’, desde outubro de 2024, que dá vida ao espaço que durante 40 anos foi a ‘Pagelou’, na Rua João de Cáceres (junto à Igreja Matriz da Lousã).
Sónia Gonçalves e Fernando Barbosa são o casal que abraçou o desafio de abrir portas, dispondo de serviço de cozinha e petiscos, com ementas diárias que oferecem experiências gastronómicas das beiras e do norte do país.
O novo restaurante é também uma homenagem ao pai de Fernando Barbosa. “Ele sempre sonhou em ter um espaço aberto e, apesar de já não estar entre nós, tenho a certeza de que ‘O Barbosa’ seria o nome que ele ia escolher”, disse o responsável ao Trevim.
“O meu pai, em tempos, nos anos 80, fez uma barraquita onde fazíamos vários pratos. Nessa altura tirou uma licença ambulante e ainda lá estivemos um ano ou dois. O sonho sempre foi ter um espaço dele, mas nunca se proporcionou”, explicou Fernando Barbosa. “Como a barraca estava espetada no chão, deixaram de lhe passar a licença de ambulante porque, para todos os efeitos, ela estava fixa, não tinha rodas”, recorda.
O processo para abrir portas na antiga ‘Pagelou’ foi de altos e baixos. “Nós vimos outros espaços, estivemos praticamente com outro local alugado, mas os planos falharam. Ainda arranjámos uma alternativa, mas também não deu. Ficámos mesmo desanimados”, confessou Sónia Gonçalves. Mas nada é por acaso. “Lembrei-me que este espaço estava livre, liguei à Dona Lúcia (antiga proprietária) e, depois de muito insistir com as pessoas que aqui estavam a fazer obras, lá conseguimos ficar com a loja”, avançou.
Sónia lembrou ainda o “carinho” pelo casal que deu vida à ‘Pagelou’ durante mais de 40 anos. Carlos e Lúcia Rodrigues “deram nome a este espaço e nós queremos preservar a imagem da casa”. Também os clientes que frequentavam o café continuam a ir àquele espaço, agora renovado e com nova gerência. “Os clientes do Sr. Carlos mantêm-se aqui e isso, para nós, é um grande privilégio”, disse Sónia Gonçalves.
Depois de obras e melhorias, o espaço dispõe de uma zona de refeições e outra para cafés e petiscos. “Estamos sempre abertos para que os clientes nos deem feedback sobre o nosso trabalho”, frisaram.
Para o casal, enveredar pelo ramo da hotelaria foi uma novidade, já que ambos trabalhavam em áreas distintas. Sónia é também proprietária de uma loja de têxteis e vestuário e Fernando Barbosa trabalhou toda a vida na área da construção civil. “Tem sido um processo de aprendizagem, metemo-nos nesta aventura juntos e a verdade é que está a correr muito bem”, explicou Sónia Gonçalves.
A ideia era abrir em setembro de 2024, mas “cada vez que vínhamos limpar para abrir, surgia algum imprevisto”, o que acabou por adiar a abertura para outubro. “Fomos mesmo à aventura, o primeiro mês de trabalho teve muitas reviravoltas e controvérsias, mas aprendemos mesmo muito”, referiu Sónia Gonçalves. “Os nossos clientes iniciais merecem um pedido de desculpas, estávamos a começar do zero, mas com o passar das semanas percebemos que conseguíamos fazer diárias mais acessíveis e aprendemos a negociar com os fornecedores”, disse.
No ‘Barbosa’ há uma união de gastronomias: por um lado apresentam os pratos típicos das beiras e da região, com chanfana, sopa serrana e leitão à Bairrada, mas também do norte, com francesinhas à moda do Porto e tripas. No menu têm ainda à disposição bifanas, rolinhos à Barbosa, jardineira, prego, massa à lavrador, feijoada transmontana, papas de serrabulho, prego especial à Barbosa, bitoques e muitas outras opções.
Natural do norte, Fernando Barbosa quer destacar a casa pelas francesinhas. “Já comi muitas francesinhas boas lá em cima, mas também más. Na Lousã, com as que provei não tive uma grande experiência e, por isso, apostamos muito neste prato”, referiu Fernando Barbosa. O molho difere em níveis de picante, capaz de agradar aos amantes daquele tempero como aos que o dispensam.
Além das refeições (a qualquer hora) há ainda petiscos para degustar desde ossos a pica-pau, sandes de presunto, o serviço de presunto fatiado na hora, tábuas com queijo, marmelada e presunto. Servem ainda orelheira, moelas, focinho, carapauzinhos e mais variedades.
Fernando Barbosa e Sónia Gonçalves contam com o apoio da família (Celestina, Quirino Gonçalves e David Reis), “peças fundamentais” para terem portas abertas e que “dão uma ajuda preciosa” no dia a dia.
‘O Barbosa’ pode ser contactado através do 913 611 520 ou 239 991 355.
Em nome do Barbosa queremos agradecer a todos os que nos têm visitado ao longo destes cinco meses e dado força para continuar 🤜🫂🤛❤️🙏🌹