Casamentos entre pessoas do mesmo género, o futuro dos jovens em Portugal, piolhos, emigração e até calvície são alguns dos temas que o lousanense José Bernardo, de 25 anos, questiona nas ruas de Coimbra.
O criador de conteúdos com uma paixão assumida pela comédia tem sido (re)conhecido pelos vídeos com assuntos polémicos e, para alguns, até tabus, em que questiona a população mais idosa e tenta captar a essência do que é ser português.
Antes de começar a lançar vídeos nas plataformas YouTube, TikTok e Instagram, José Bernardo já fazia stand-up comedy. “Pensei que publicar stand-up enquanto não tinha maturidade para isso não valia a pena, queria mesmo ter outro tipo de conteúdo digital” e, à época, fazia vídeos “aleatórios a falar para uma câmara”. Um dia fui para a Baixa de Coimbra entrevistar pessoas aleatórias e percebi que era esse o caminho”, disse ao Trevim.
Nestas entrevistas de rua é a população idosa que assume o papel principal e a razão é muito simples: “apercebi-me que falar com pessoas mais velhas é muito mais engraçado do que falar com um jovem porque não há qualquer tipo de filtro ou de necessidade de aprovação”, explicou.
“Detesto trends, é algo que nunca faço. Por muito que os meus vídeos possam ser básicos e um formato que já se faz há muito tempo, é importante que tenham personalidade, que não sejam simplesmente seguir um jogo ou replicar a ideia de alguém”, confessou o humorista.
Na sua opinião, há também um fator curioso em entrevistar pessoas mais velhas: “se for alguém mais novo a dizer algumas coisas que eles me dizem acabam por ser mal vistos, mas com eles (seniores) ninguém leva a mal, e é isso mesmo que gosto”.
Com pequenos trechos dos vídeos no TikTok e Instagram, José Bernardo publica os vídeos na íntegra no YouTube, uma plataforma que considera ter extrema importância por permitir conteúdos mais longos e, consequentemente, “gerar uma comunidade de pessoas que gostam verdadeiramente de nós”.
É também assim que nasce a ideia do podcast ‘Velhos Amigos’ que realiza com Mário Videira, seu amigo. “Nas entrevistas não dá para mostrar tanto a minha personalidade, por isso achei importante ter um conteúdo longo, ligado à parte humorística, e em que fosse possível criar um público e uma comunidade de pessoas que acabam por me conhecer melhor”, frisou.
Neste momento o principal objetivo de José Bernardo é fazer crescer o podcast, consciente de que “pode demorar alguns anos”. “Sinto que as pessoas que me conhecem do TikTok ou do Instagram não sabem nada sobre mim, as do podcast conhecem-me melhor”, reconhecendo ser um público mais filtrado.
“Achei que era importante ter um conteúdo mais ligado à parte humorística, sem ser no Youtube ou TikTok, e que fosse possível criar um público e uma comunidade. As pessoas acabam por ficar a gostar muito mais de mim como pessoa e não só por causa dos vídeos ou as respostas que as pessoas me dão”, exemplificou.
Stand-up “demora a aperfeiçoar”
Ao mesmo tempo que trabalha no digital e criação de conteúdos empenha-se também em eventos no ‘FeRRO Comedy Club’, no Porto, com Eduardo Marques.
“O que fazemos é criar noites em que os humoristas estão 10 minutos a falar e há um apresentador”, papel esse que José Bernardo confessa sentir-se “mais confortável” já que está habituado a interagir com o público e fazer dinâmicas de quebra-gelo.
O humorista explicou ao Trevim que até há pouco tempo, em Portugal, “não existia uma classe média de pessoas que são conhecidas nesta área, como há, por exemplo, nos Estados Unidos”, reconhecendo assim a importância destas noites para dar a conhecer o trabalho de vários comediantes.
Acredita que stand-up é algo que “demora mesmo muito tempo a aperfeiçoar”. “Não há ensaios nem encenação, o texto tem de se desenvolver quando se testa com o público” e, se alguma piada não for bem recebida, é preciso analisar o porquê e estudar melhores opções.
Aptidão para a comédia
Apesar do à vontade nas entrevistas de rua, stand-up e outros trabalhos, José Bernardo confessou ser envergonhado junto de pessoas que não conhece. “Só quando ganho confiança com alguém é que começo a brincar”, disse.
Assumidamente ‘obcecado’ por comédia, o lousanense contou ao Trevim seguir vários podcasts americanos e portugueses. “Mesmo que não tenham muitas visualizações, gosto de perceber como é que as pessoas pensam”, frisou.
O talento é algo que o fascina. “O que mais gosto no stand-up é ver uma pessoa que está a começar, que tem imenso potencial independentemente do número de seguidores nas redes sociais, até porque esses números não se traduzem minimamente na qualidade que eles têm”.
Trabalho com marcas
O mercado digital também catapultou José Bernardo para começar a trabalhar com marcas de renome, por exemplo o Lidl, Swappie, NOS. TAP.
Este ano foi convidado para ser embaixador da Queima das Fitas de Coimbra. Questionado pelo Trevim sobre o que esperar daquela semana académica, o criador de conteúdos avançou que irá fazer o seu trabalho de sempre, “mas desta vez com um público mais jovem”. “Vai ser uma boa oportunidade para mim porque vou ter a possibilidade de entrevistar malta mais nova”, considerando que é algo que “vem mesmo a calhar para provar que consigo fazer algo com um público diferente”.
Lições do judo para a vida
Também o judo é uma das vertentes do lousanense, atleta federado no Montanha Clube, árbitro e treinador da modalidade. Apesar de não treinar diariamente, os ensinamentos de Márcio Carinhas, responsável pela secção, são para a vida.
“Como nunca fui bom aluno, acho que só tenho bom rigor a fazer o que faço porque o Márcio me incutiu isso”, confessou.
Foi naquela arte marcial que encontrou “valores transversais de trabalho, respeito e companheirismo”. Na sua opinião, Elisabete Vaz, presidente da direção do Montanha Clube e Márcio Carinhas são educadores “que qualquer miúdo teria sorte em ter por todo o trabalho que fazem pela comunidade”.
Para José Bernardo, se algum dia tiver de ir viver para Lisboa, por exemplo, há uma certeza: “tinha de vir um fim de semana de vez em quando a uma prova na Lousã, nem que fosse para ajudar. Gosto mesmo muito daquelas pessoas e acho que eles fazem um trabalho fenomenal”.
Fique a par do trabalho do lousanense José Bernardo
Podcast ‘Velhos Amigos’ (YouTube) – https://www.youtube.com/@velhoamigo.podcast
Podcast ‘Velhos Amigos’ (Spotify) – https://open.spotify.com/show/4tVdRfFwqh9l17h19gz192?si=0be26223f9fd4d47
Entrevistas de rua – https://www.youtube.com/@josefbernardo.
Instagram – @josefbernardo
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