Devido à Covid-19 a maioria das Federações decidiram cancelar os campeonatos, não atribuindo assim os títulos de campeões e suspendendo as descidas e subidas nos respetivos campeonatos. Esta decisão garantia à partida a presença do RCL na divisão de Honra.
Numa decisão muito rara no panorama do desporto português, a direção do RC Lousã decidiu não inscrever a equipa na Divisão de Honra (DH) para a época 2020/21 optando por a inscrever 1ª Divisão.
Pode parecer uma atitude algo extemporânea mas a decisão visa fundamentalmente reorganizar a equipa sénior. Na próxima temporada sobem para o escalão sénior vários jogadores Sub-18 de boa qualidade, mas que ainda não estarão aptos para disputar jogos ao mais alto nível português, sem perda da qualidade de progressão. Convém recordar que o rugby, sendo uma modalidade de enorme contacto físico, obriga que os atletas vindos dos sub-18 devam “estagiar” num grau intermédio. Esta foi uma das razões que levou a federação a lançar há alguns anos a Taça Challenge, onde muitos atletas têm a oportunidade de jogar num nível mais adequado à sua estrutura física, em vez de, como acontece frequentemente, abandonarem a modalidade.
Por outro lado, estando na Lousã um dos melhores treinadores portugueses, com enorme experiência na formação e condução de atletas, não seria possível exigir-lhe um trabalho de qualidade, acaso a equipa sénior voltasse a competir a um nível muito acima das suas possibilidades. Há que ser realista e procurar agir da mesma maneira como o clube sempre o fez, ou seja, “calçar o sapato para o tamanho do pé” levando em conta o velho provérbio de que “cadelas apressadas parem os filhos cegos”.
Claro que esta decisão deixa em aberto para muitos a oportunidade de critica de que falta ambição à Direção do Clube. Para quem, ao longo de quase meio século viu o desaparecimento de dezenas de clubes que “tiveram mais olhos que barriga”, é um ponto de vista pouco aceitável.
Tudo aponta para que os campeonatos, cumpridas que sejam todas as normas emanadas pela Secretaria de Estado do Desporto e Direção Geral de Saúde comecem no fim de semana de 26/27 de Setembro.
A primeira divisão irá contar para além da Lousã com os clubes de Guimarães, Braga, Bairrada (Anadia), Caldas da Rainha, Santarém, Vila da Moita, Évora, Estoril e Elvas.
Equipa do Porto estagia na Lousã
A equipa do CDUP com 40 jogadores das equipas sénior e challenge virá estagiar à Lousã no fim de semana de 5 de Setembro, ficando instalada na Pousada da Juventude.
As refeições são servidas no estádio realizando-se no Domingo jogo entre o RC Lousã e a equipa do CDUP.
José Oliveira Redondo, diretor do RCL
0 Comentários