
Pouco conhecemos do cartoonismo norueguês, visto que raramente os seus artistas participam em concursos internacionais. «Garanto que os cartoonistas noruegueses – escreve a artista Siri Dokken (Baerum 1966) -, em geral, não são arrogantes – a maioria dos meus colegas é humilde e trabalha muito. Talvez seja simplesmente a “Lei de Jante”? (Esta lei codifica a tendência do coletivo desvalorizar todo aquele que é diferente ou que tem mais êxito do que os outros).
«A Noruega tem uma tradição muito rica em cartoons editoriais.» Historicamente, o mais conhecido de todos é, naturalmente Olaf Gulbransson, do início do século XX. Mais recentemente temos Finn Graff, Marvin Halleraker, Christian Bloom, Randi Matland, Egil Nyhus, Bendik Kaltenborn, Morten Morland e Siri Dokken. «Embora a política e a vida pública norueguesa possam ser razoavelmente harmoniosas, a polarização também ocorre aqui, o que significa um reacendimento do debate sátirico. Há, além disso um nervo rebelde profundamente enraizado na herança cultural, devido ao facto de que a Noruega esteve sob soberania dinamarquesa e sueca durante muitos séculos. Acho que o leitor norueguês médio adapta-se facilmente a uma “perspectiva oprimida”, mesmo que a maioria dos noruegueses tenha um alto padrão de vida, devido às descobertas norueguesas de petróleo nos anos sessenta. A minha percepção da mentalidade norueguesa agora, é a de uma pessoa com a arrogância dos novos ricos, que se identifica com o homem comum sempre que achar necessário. Além disso, há definitivamente uma demonstração de hipocrisia na nossa auto-imagem como um país limpo e amante da natureza que depende fortemente da produção de petróleo. Do ponto de vista satírico, padrões duplos são sempre bons para a criatividade.»

«Sim, definitivamente, acho que há um “espírito norueguês”. Em termos de expressão gráfica, os cartoons noruegueses, frequentemente, dependem muito do simbolismo e raramente são usadas legendas. O humor pode ser ambíguo e discreto, às vezes até melancólico. Em geral, eu diria que o cartoon editorial norueguês é mais multifacetado e ligeiramente menos explícito do que na rica tradição francesa ou britânica».
«O desenho sátirico é insuperável para gerar críticas poderosas no formato pequeno. É o stand-up das artes visuais. A sua mágia reside no poder dizer algo direto e importante de uma forma que seja facilmente acessível e imediata. Isso torna-o um meio poderoso. Agora que a imprensa está sob forte pressão e há tantos que a desafiam, é essencial que as pessoas mantenham a sua capacidade crítica e o humor destaca a injustiça e estimula o próprio pensamento crítico».
«A minha fórmula criativa é: procurar o “erro” – do que se trata realmente o tema? Quem deve arcar com as consequências do problema abordado pelo comentário? Há alguém invisível no contexto e que deveria tornar-se visível? Posso adicionar uma dimensão que dê algo mais ao comentário? Depois de decidir o que acho mais importante, rascunho um monte de ideias, olho para o relógio e escolho a ideia e as ferramentas de acordo com o objectivo. Às vezes, é certo ser bem claro, outras vezes permito-me ser mais inacessível e fazer com que o leitor dê ao desenho alguns segundos a mais».
Autor: Osvaldo Macedo de Sousa
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